5 alimentos antioxidantes para você incluir na sua alimentação

Os antioxidantes são substâncias presentes nos alimentos que são capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Ou seja, ela inibe o envelhecimento das células e como nosso corpo é todo feito de células, consequentemente deixa mais lento o processo de envelhecimento.

Outra definição é que os antioxidantes tem a função de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas que estão presentes nos corpos de todas as pessoas. Eles promovem a renovação celular, mas quando estão em excesso no organismo acabam atacando também as células que estão saudáveis e até mesmo o DNA.

Quando ocorre que no corpo existam muitos radicais livres é possível ocorrer o desenvolvimento de muitas doenças crônicas, obesidade, diabetes, hipertensão, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, e alguns tipos de câncer.

 

Alimentos antioxidantes

Por isso vamos listar alguns alimentos que são antioxidantes para você incluir na sua alimentação diária. Para além de se manter sempre jovem, também possam evitar doenças ao logo da vida.

 

LIMÃO:

O limão é um dos alimentos que possui antioxidantes mais fácil de encontrar. Ele é encontrado em todo o Brasil e é produzido praticamente durante todo o ano, por isso não existe desculpa para não usar este alimento diariamente em sua dieta. Ele é rico em Vitamina C que é a substância antioxidante nesta fruta. Recomenda-se o uso do suco de um limão em jejum com água e sem açúcar todos os dias.

 

CHÁ VERDE:

O chá verde é conhecido por combater e prevenir muitas doenças e até mesmo alguns tipos de câncer. As propriedades do chá verde se devem principalmente aos polifenóis que são as substâncias antioxidantes presentes nele.

 

TOMATE:

O tomate assim como outros alimentos de cor vermelha possuem o licopeno que é um grande antioxidante. Além de muito versátil o tomate é um alimento também encontrado em praticamente todo o mundo, por isso não existem desculpas para não consumir, inclusive é possível encontrar o Licopeno do tomate até mesmo em cápsulas como suplemento alimentar.

 

AÇAFRÃO:

O açafrão é muito utilizado na cozinha oriental como tempero, especialmente na Índia. Mas suas propriedades vão muito além, ele é um poderoso anti-inflamatório natural e possui antioxidantes chamados de curcumina que combatem radicais livres causadores de câncer.

 

SOJA:

A soja é um alimento que podemos considerar como funcional, seu antioxidante mais conhecido é a Isoflavona que além de neutralizarem os radicais livres, também pode ser utilizado como um repositor hormonal para mulheres que estejam no período do climatério.

 

BÔNUS:

CHOCOLATE:

O chocolate também é um antioxidante que auxilia em nosso organismo, mas atenção! Somente o Chocolate amargo possui esta função, ele é rico em flavonoides que combatem os radicais livres presentes em nosso organismo.

 

Devemos cuidar de nossa saúde. Algumas pessoas mantêm um estilo de vida pouco saudável, e os sinais de envelhecimento começam a aparecer mais cedo. Rugas, perda de elasticidade e brilho da pele, ganho de peso, falta de energia, insônia, são alguns indícios.

Como ‘parar’ o envelhecimento, diminuir a idade biológica? Todos queremos parecer jovem por mais tempo.

Teste sua idade biológica em nossa calculadora. E com o resultado, identifique o que necessário mudar.